Jogo desenvolvido por aluna do CIn-UFPE ensina neurociência para alunos do ensino médio

Centro de Informática da UFPE
2 min readJul 15, 2021

The Brain é o projeto da estudante de Ciência da Computação Mayara Souza e um dos vencedores do Swift Student Challenge 2021, da Apple

Após ter sido voluntária em um curso de férias para estudantes do ensino médio, a aluna do Centro de Informática (CIn) da UFPE Mayara Souza transformou experiência em inspiração ao desenvolver o jogo The Brain. Os conceitos da neurociência são ensinados de forma lúdica através de uma plataforma gamificada e interativa. A aluna do Programa de Extensão Apple Developer Academy do CIn criou todo o conteúdo e estrutura do jogo em apenas duas semanas para uma competição internacional idealizada pela Apple, a Swift Student Challenge 2021, realizada entre os meses de março e abril.

O game, que foi um dos 350 campeões do desafio, leva o usuário a aprender sobre neurociência com Amy, uma neurocientista que explica como o cérebro funciona, do que ele é formado e quais são as funções que o órgão realiza. “A minha intenção era fazer algo interativo e divertido que pudesse ser agradável ao público mais jovem, como alunos de ensino médio. Eu busquei manter a linguagem mais convidativa e didática para esse público. Também tentei evitar que a informação ficasse muito complexa, mas inclui informações extras que o usuário pode consultar no glossário se quiser,” explica a Mayara.

Além do conhecimento científico voltado para a educação, o playground também tem uma interface mais recreativa e em formato de jogo, onde o usuário movimenta o cérebro na tela para ajudá-lo a capturar boas ideias. Desta forma, a protagonista Amy explica aos jogadores um pouco sobre o que o nosso cérebro pode fazer por nós, bem como apresenta dicas do que nós podemos fazer para mantê-lo sempre saudável.

Imagem: Divulgação

Juntamente com outros 10 estudantes do Centro, Mayara compõe a lista dos 35 vencedores brasileiros do ensino superior que conquistaram o título na competição global ao apresentarem aplicativos utilizando a Swift, linguagem de programação da Apple, que pudessem ser utilizados em 3 minutos, mesclando programação, criatividade e inovação. “A minha inspiração para criar o projeto surgiu do fato de que eu gosto muito de neurociência. A colaboração entre as áreas de saúde, educação e tecnologia é algo de grande importância com enorme potencial de desenvolvimento, além de ser uma temática que me interessa bastante”, finaliza.

Para ter acesso ao app é preciso fazer o download do aplicativo Swift Playgrounds, disponível na apple store, ou acessar a plataforma de hospedagem Github.

Texto por: Vanessa Silveira

--

--

Centro de Informática da UFPE

O CIn-UFPE é um dos mais renomados centros do Brasil e da América Latina. Instituição fundamental para o crescente mercado de tecnologia.