GP2: Buscando melhorias no gerenciamento de projetos através da pesquisa acadêmica

Centro de Informática da UFPE
5 min readSep 10, 2019

--

Em 18 anos, cerca de 200 estudos já passaram pelo Grupo de Pesquisa em Gerenciamento de Projeto do Centro de Informática (CIn) da UFPE

Seja no cotidiano profissional ou pessoal, grande parte das atividades que realizamos está organizada em projetos. São realizados planejamentos que buscam atingir um resultado final a longo ou a curto prazo. Hermano Perrelli, professor do Centro de Informática (CIn) da UFPE, explica que, assim como a linha de produção tinha sua importância no início do século XX para as fábricas, o gerenciamento de projeto tem relevância nas organizações do século XXI.

Na área de Informática e Tecnologia da Informação, especificamente no desenvolvimento de software, um bom gerenciamento de projetos se torna essencial. Buscando entender e melhorar o processo de condução de projetos, o Grupo de Pesquisa em Gerenciamento de Projeto, GP2, foi criado há 18 anos no CIn-UFPE.

Atualmente, o GP2 é composto por aproximadamente 25 membros, considerando professores e pesquisadores do CIn-UFPE e de outras instituições, como a Universidade de Pernambuco (UPE) e a Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Além disso, o GP2 também trabalha com a gestão de tecnologia da informação, governança em tecnologia da informação e comunicação (TIC), e, recentemente, abriu espaço para estudos que pensam o futuro.

Progredindo juntos

Hermano Perrelli, professor do Centro de Informática (CIn) da UFPE e coordenador do GP2

Um dos objetivos iniciais de Hermano Perrelli, um dos fundadores e coordenador do GP2, é prover um ambiente de discussão entre os alunos com projetos correlatos através do grupo. “Então ele [o GP2] oferece principalmente a oportunidade de troca de experiências e de informação entre esses pesquisadores. Como vocês sabem, a pesquisa às vezes é uma atividade muito solitária”, aponta Hermano.

Jessica Barbosa, aluna de mestrado no CIn-UFPE e participante do GP2, encontrou uma reunião muito acolhedora. “Eu sentia falta de um grupo que fosse muito amoroso e tivesse muito feedback. O GP2 é muito bondoso e muito caridoso”. Ela relata que, ao chegar com um problema relacionado à pesquisa, os colegas estão sempre dispostos a procurar entender e ajudar.

Jessica Barbosa, aluna de mestrado no CIn-UFPE e participante do GP2

Uma das principais atividades é a realização de eventos, o “Encontro GP2”. Jessica é responsável pela organização dessas reuniões, que ocorrem duas vezes por mês. Nesses encontros, os pesquisadores apresentam o trabalho que está sendo realizado, recebendo feedbacks e sugestões dos colegas. Hermano pontua que cada reunião do grupo pode equivaler a dez orientações individuais, dada a relevância dos comentários que são feitos nos encontros. Segundo Hermano, cerca de 200 trabalhos já foram desenvolvidos pelo GP2, entre trabalhos de conclusão de curso de graduação, monografias de especialização, dissertações de mestrado e teses de doutorado.

Encontro do GP2

Observatório de projetos

Jeferson Vieira, doutorando no curso de pós-graduação em Ciência da Computação do CIn-UFPE

Um dos novos projetos do GP2, que é visto com entusiasmo por Hermano, é o Observatório Universal de Projetos (OUP). “A gente tá entrando num paradigma até mais observacional de projetos do que gerencial”, pontua o professor. Jeferson Vieira, doutorando no curso de pós-graduação em Ciência da Computação do CIn-UFPE, é líder do projeto que desenvolve o OUP. Ele descreve o funcionamento do OUP através da compreensão sobre o que são os projetos e como estão funcionando para, na medida que as observações forem feitas, construir indicadores e propor soluções.

Jéssica Barbosa também desenvolve sua pesquisa relacionada ao OUP mais ligada a participação de empresas privadas. Ela explica que o observatório busca ser “uma ferramenta para unir informações de projetos do mundo todo. A gente pretende ter ele como uma rede social”. Resultando em algo que funcione como um “LinkedIn de projetos”. O OUP também procura fortalecer o âmbito de pesquisas na área de observatório de projetos, que ainda é pouco desbravado. Jeferson Vieira ressalta que “seria basicamente também proposição de uma base, de um repositório de projetos, que serviriam como uma base de conhecimento histórico dos projetos”.

Benefícios sociais também podem ser alcançados através do acompanhamento de projetos públicos no OUP. “Então imagina que a gente vai poder acompanhar a evolução de um projeto público. A população no geral poderia observar esses projetos e não só esperar a finalização do projeto para de fato tentar encontrar problemas. Durante a construção do projeto a gente poderia ter esse diagnóstico”, explica Jeferson. Já as empresas privadas, segundo o doutorando, poderiam compartilhar informações sobre os seus projetos e receber colaborações. “Nesse caos informacional que a gente vive (…). Eu acredito que se a gente tem um espaço onde a gente consegue resumir essas informações desses projetos, condensar isso em um ambiente, as organizações como um todo podem ganhar com isso”.

Conhecimento além dos muros da universidade

Parte da capa do livro “Evolução do pensamento em gerenciamento de projetos: Uma análise da vida e obra de grandes nomes da área”

Como parte do envolvimento acadêmico com a área de gerenciamento de projetos, Hermano Perrelli, organizou e publicou o livro “Evolução do pensamento em gerenciamento de projetos: Uma análise da vida e obra de grandes nomes da área” junto à alunos do CIn-UFPE. O e-book é resultado da disciplina “Evolução do Pensamento em Gerenciamento de Projetos” ministrada pelo docente no segundo semestre de 2018 na pós-graduação em Ciência da Computação. Os capítulos analisam a trajetória de 19 homens, entre eles: Henri Fayol, Frederick Taylor, Henry Ford, Edwards Deming, Donald Schön, Tom Demarco e Robert Kaplan. O e-book está disponível para compra através da Amazon.

Entre 2010 e 2011, Hermano esteve como professor visitante no Centro para Excelência em Gerenciamento de Projetos da Universidade de Maryland, EUA. Ao retornar para o CIn-UFPE ofertou pela primeira vez a disciplina voltada para o estudo da vida e obra de pesquisadores da área de gerenciamento de projetos. Em 2018, a disciplina foi lecionada pela segunda vez, tendo o objetivo de produzir o livro como resultado final. O método de aulas e produção da publicação foi composto por coleta de dados e material para o livro, compartilhamento de resultados, desenvolvimento e escrita do livro. Os co-escritores são os seis alunos, mestrandos, doutorandos e alunos especiais, que participaram da disciplina.

Como integrar o GP2

Para fazer parte do GP2 é preciso entrar em contato através do e-mail gp2@cin.ufpe.br. Hermano traz como principal porta de entrada a busca pelo desenvolvimento de um projeto de pesquisa na área de gerenciamento de projetos, seja ele de conclusão de curso de graduação ou de pós-graduação. Pesquisadores de outras instituições podem realizar o contato inicial e posteriormente participar dos encontros quinzenais do grupo.

Conheça mais detalhes sobre o GP2 no episódio do Mundo CIn abaixo:

Texto: Henrique Nascimento

Arte: João Montenegro

Fotografias: Hugo Bonner

--

--

Centro de Informática da UFPE

O CIn-UFPE é um dos mais renomados centros do Brasil e da América Latina. Instituição fundamental para o crescente mercado de tecnologia.